MANUTENÇÃO E REFORMULAÇÃO DE SITES

Ter um site moderno e funcional é imprescindível para que você possa obter sucesso na internet.

É muito comum encontrar na internet sites completamente defasados e desatualizados, tanto em design, quanto no conteúdo e informações. Na maioria das vezes a solução ideal seria a reformulação total desses sites. Não importa o quão bem projetado seja o seu site, é preciso que você mantenha-o constantemente atualizado para que ele não se torne obsoleto. E, mesmo assim, chegará uma hora em que ele finalmente ficará ultrapassado. Quando isso acontecer, a única solução é repensar e redesenhar o seu site. É importante que você mesmo visite seu site periodicamente e veja se a visitação está agradável e passando a imagem correta de seu negócio aos visitantes. Caso você mesmo consiga notar deficiências, é recomendável considerar a reformulação do site.

Quando é a hora de mudar?

Todo o processo de redesign de um site pode levar de alguns dias até várias semanas. Esse processo requer um planejamento detalhado, muita pesquisa e boa tomada de decisões, pois não apenas ele deverá ter um visual novo e profissional, mas todo o conteúdo anterior deverá se integrar perfeitamente com o novo design. Não é uma tarefa fácil.

Cinco razões para reformular seu site

Há muitas razões para redesenhar um site, tais como:

  • Seu site foi criado usando tendências de design desatualizadas e técnicas antigas.
  • site não tem muitas características modernas, e está tornando a experiência do visitante em algo sem prazer
  • site tem falhas arquitetônicas (má categorização e navegação)
  • site é lento e precisa ser redesenhado para melhorar a sua performance.
  • site não está trazendo os resultados que você espera dele (vendas? marketing?)

O momento certo de mudar e reformular seu site

Quando fazemos o redesign não descarte todos os elementos importantes do design anterior. Pergunte a seus visitantes regulares o que eles gostaram sobre o seu projeto anterior. Faça o mesmo com pessoas que nunca visitaram seu site antes. Tome nota do que funciona e o que não funciona, e elimine as partes que estão dando problemas e que você sente que não são necessárias. Lembre-se de que o seu site precisa ter o design que você PRECISA que ele tenha, e não o design que você quer, ok?

Depois de ler as possíveis razões, você pode ter decidido por reformular seu site. Mas agora é preciso que você saiba como escolher o tipo de redesign de seu website – mudar a cor dele não é o suficiente para solucionar a maioria dos problemas de um site ineficiente. Você pode ter que adicionar novas funcionalidades e remover recursos antigos.

Fatores A Serem Considerados

SEO – Lembre-se de que qualquer alteração no seu site terá impacto no SEO dele. Por causa disso, é sempre melhor você editar o site que você tem, ao invés de criar um novo (mesmo que você vá usar o mesmo conteúdo e o mesmo URL). Se o seu site anterior não estava recebendo muito tráfego, refaça a análise das palavras-chave dele, para ver quais os termos que você deve adicionar e/ou remover. O SEO do seu site é muito importante para atrair tráfego para ele, então este é um passo importante no redesign do seu site.

Objetivo – Qual é o objetivo do seu site? Ele transmite o conceito básico ou método do negócio que você possui? Você quer que ele apenas apresente informações básicas sobre um tema específico ou você quer que ele converta visitantes em clientes? Antes de reformular seu site, considere todos os fatores relacionados à finalidade do seu site.

TOP